8/3/2012 - Hoje estudamos sobre a transformação química e a física. Vimos que quando o material se transforma em outro é uma transformação química e quando não há um novo material a transformação é física. Testamos em sala a queima do álcool gel:
e depois a formação da ferrugem:
usamos água, bombril, algodão e 3 vidros
partimos o bombril em 3 pedaços
em um dos vidros colocamos no fundo o algodão e um pouquinho de água para deixá-lo umidecido
e então colocamos o pedaço de bombril em cima do algodão umidecido
no segundo vidro colocamos apenas o bombril e no terceiro vidro colocamos o último pedaço de bombril e o cobrimos com água.
Em nosso próxima aula, dia 15/3, vamos verificar o resultado dessa experiência. Aguarde!
Na aula da semana passada, dia 1º/3, colocamos uma batata doce dentro de um pote com água, perto da janela da sala onde há iluminação natural. Hoje verificamos nossa experiência:
Vamos deixar nossa batata doce por mais duas semanas e voltaremos a registrar aqui nossas observações. Você já sabe dizer porquê nasceu raizes e folhas na batata doce se ela não está plantada na terra?
25/3/12 - Segunda semana de desenvolvimento da batata doce:
25/3/12 - Segunda semana de desenvolvimento da batata doce:
Uauuu! Que bacana nossa aula hoje! Fizemos também a experiência da queima do oxigênio com as velas e os vidros. Conte para seus familiares o que fizemos e aprendemos...
2012
Estudo dos materiais
Cada aluno(a) trouxe de casa um material: farinha de trigo, fubá, álcool, vinagre, óleo, pó de café, bombril, sabão em pó, detergente, desinfetante, couro, orégano, pimenta do reino, sal, açúcar...
Observamos características como peso, temperatura, forma, cor, cheiro e fizemos comparções entre eles.
Materiais homogêneos e Materiais heterogêneos
Aprendemos que alguns materiais são feitos de misturas de produtos diferentes e outros materiais não são feitos de misturas de produtos.
Misturas homogêneas e Misturas heterogêneas
Misturamos com água os materiais trazidos por cada um. Vimos que alguns materiais se dissolvem na água e assim não conseguimos identicá-lo ao olharmos: água e sal, água e açúcar, água detetgente, água e desinfetante, água e álcool, água e vinagre... Já outros materiais não dissolvem e nem se misturam: água e óleo, água e plantas, água e farinha de trigo, água e fubá, água e pó de café...
2011
Estudo sobre Teia Alimentar
3/8/11 - Pulgas e piolhos
2/6/11 - Observando os seres vivos da Praça do CCBH
Lagartas, borboleta, abelha, pombos, aranha, cochonilhas, besouro, marimbondo... essa turma é boa na investigação do ambiente!
12/5/11 - Hoje a turma conheceu uma planta carnívora da espécie Nepente. Tenho essa planta há 10 anos! Ela era bem pequenininha e não se alimentava ainda pernilongos!
As plantas carnívoras têm este nome porque capturam e digerem seres vivos. Elas são delicadas e não oferecem perigo para nós.
Existem cerca de 550 espécies dessas plantas no mundo. No Brasil, existem mais de 80 tipos dessa planta. Somos o 2º país com maior número de espécies. O 1º é a Austrália.
As plantas carnívoras atraem os seres vivos com sua cores e cheiro adocicado. Para digerir a comida, as carnívoras usam umas substâncias chamadas enzimas. Elas dissolvem a presa, que é absorvida pelas folhas.
Nesse estudo vimos, mais uma vez, o quanto Deus é criativo e detalhista em tudo que Ele faz!
4/5/11 - Ai Galera animada! Vejam as fotos de alguns dos animais que vimos hoje na Fazenda Vale Verde. As aranhas, os pássaros filhotes que estavam na maternidade e outras cobras ficaram de fora pois as fotos não ficaram muito boas. Mas estas... são de admirar!
Agora vejam as fotos de algumas espécies vegetais que encontramos lá! Não deu tempo para fotografar tudo, precisamos voltar... rs! Quem anima?
Orquídeas... Magníficas! Amo!
árvores da floresta: são mais altas e possuem troncos mais retos, pois estando todas muito juntas disputam o topo para receber a luz solar; as copas são menores e suas raízes não são tão profundas; a umidade do ar é maior, percebemos então o ar mais fresco por causa da transpiração das folhas, diferente do cerrado, onde a transpiração das plantas evapora mais rápido.
Quem conhece o Pau Brasil?
Para fechar nosso passeio...
Olhem que coisa mais linda!!! Nosso Deus é realmente muuuuuiito criativo!
28/4/11 - Galeraaa! Excursão na próxima 4ª feira, dia 4/5/11! Uhhhuuu!! Iremos para a Fazenda Vale Verde; concluiremos o estudo sobre fotossíntese e iniciaremos o próximo assunto: animais!
Minha sugestão é levar uma mochila pequena nas costas e colocar dentro uma garrafa cheia de água, o agasalho do uniforme se no dia estiver friozinho e um boné. Haverá um lanche pra vocês dentro do ônibus, mas se quiserem podem levar dentro da mochila também uma fruta, ou barra de cereais ou chips... e claro, uma sacolinha plástica para colocar as cascas, sementes, embalagens...
Vocês não deverão levar brinquedos, celulares, máquinas fotográficas ou qualquer outro objeto de valor. Deixem as fotos por minha conta! Vistam o uniforme completo e calcem um tênis confortável. Em casa, passem protetor solar no rosto e nos braços. Orem pelo nosso passeio e preparem-se!
20/4/11 - Experiência: separação de misturas homogêneas - Evaporação
Materiais: pote de vidro, água e sal/pote de vidro, água e açúcar
Aprendemos que para esses tipos de misturas o processo de separação utilizado é a evaporação. Nesse processo, a água evapora e o sal (ou açúcar) permanece no fundo.
O sal de cozinha é extraído da água do mar por evaporação. A água do mar é represada em grandes tanques, de pequena profundidade, construídos na areia, chamados de salinas. Sob a ação do sol e dos ventos a água do mar represada nas salinas sofre evaporação e o sal de cozinha e outros componentes sólidos vão se depositando no fundo dos tanques.Materiais: bacia de plástico, copo de vidro, água, sal, plástico e pedras
20/4/11 - Experiência: produzindo ferrugem
Materiais: palha de aço, algodão, pote de vidro e água