É resolvendo que se aprende!

2012

Gostamos de aprender brincando. Esse é o Bingo da decomposição, do antecessor e sucessor, da multiplicação, divisão, adição e subtração, ...
Para preencher a cartela é preciso fazer as contas, recordar conceitos...
















2011
16/8/11 - Olá Galera! Na semana passada iniciamos nosso estudo sobre frações. Dividimos um bolo de morango para entendermos melhor a divisão de inteiro em partes.

Tipos de frações

Frações equivalentes: São frações que representam uma mesma quantidade.


Fração própria: é aquela que o numerador é menor que o denominador. Indica que é menos que um inteiro.

Fração imprópria: é aquela que o numerador é maior que o denominador. Indica que é mais que um inteiro.



Fração aparente: indica um inteiro. É aquela que o numerador e o denominador são iguais ou o numerador é o dobro, triplo, quádruplo... do denominador.



Fração de quantidade

É um modo de expressar uma quantidade a partir de um valor que é dividido por um determinado número de partes iguais entre si – o denominador – e depois multiplicado pelo número de partes solicitadas - o numerador.







18/6/11 - Hoje foi um dia letivo e a galera fez uma avaliação de português. Após a avaliação, tínhamos ainda 30 minutos, então brincamos de bingo matemático. A turma aadoooora!
 

Criei o jogo a partir da necessidade do grupo. Os alunos confundiam muito antecessor com sucessor, sentiam dificuldade em resolver problemas que envolviam os termos das operações, em compor números... e brincando aprendemos! Confeccionei no word as cartelas e as tirinhas a serem sorteadas, recortei e plastifiquei com contact. Uso fichas plásticas para marcar os números sorteados. Nenhuma cartela tem números repetidos, e isso faz com que demore mais a sair um ganhador; muitas tirinhas são sorteadas e consequentemente todos passam mais tempo fazendo contas de cabeça e aprendendo! Nessa brincadeira trabalho adição, subtração, divisão, multiplicação, composição, sucessor, antecessor, metade, dobro, triplo, ... O aluno precisa pensar no número que deverá procurar em sua cartela, fazer contas, raciocinar! É show de bola!

Exemplo das tirinhas:
É a soma de 120 + 70 / É a diferença entre 17 - 9 / É o produto de 8 x 6 / É o quociente de 49 / 7 / É formado por 7c 3d 8u / É o sucessor de 899 / É o antecessor de 500 / É o dobro de 16 / É a metade de 24 / É o triplo de 6 / ...  

                                    

















13/6/11 - Os alunos receberam de para casa na 6ª feira a tarefa de inventar um jogo que ajudasse os colegas a decorarem os fatos da multiplicação e divisão. Hoje testaram e se divertiram. Tiveram oportunidade de aprimorá-lo e anotaram no caderno as regras e o como jogar. Que Galerinha criativa!!!

 Bruna recriou o famoso bingo. Cada um com sua cartela contendo os resultados dos fatos de multiplicação e divisão escritos. Outra pessoa fica com os fatos e "canta". Quem tem o resultado em sua cartela marca com um pedacinho de papel. Ganha quem preencher a cartela primeiro. Bingo!!


Victor criou o Jogo dos Números. Um tabuleiro com 10 casas, borracha e apontador como peças para marcar e tabuada de dupla entrada. O jogador começa falando os resultados dos fatos de multiplicação do 1 e vai seguindo até o do 10. Se errar todos os resultados, volta ao início dos fatos. Se errar dois ou mais, fica aonde errou e inicia sua próxima jogada a partir desse número. Se acertar todos, avança duas casas no tabuleiro e começa de novo na tabuada a partir dos fatos do 1. Vence quem chegar primeiro na casa 10 do tabuleiro. 

Isabela criou a Trilha da Divisão. De 2 a 5 jogadores; um tabuleiro, 2 dados de números e um dado de cor.





Diego criou o jogo Estudando a matemática. São cartelas com os fatos. Ele coloca todos os fatos virados para baixo e embaralha-os. O jogador da vez tira uma carta e pergunta o fato para o outro. Se o jogador acerta o resultado ele marca 5 pontos e leva a carta. Ganha quem tiver mais cartas que são contadas de 5 em 5 pontos.



Larissa criou o Jogo da multiplicação. Basta apenas 1 dado, papel e lápis! O jogador da vez joga o dado 2 vezes e com os algarismos que saíram forma um número. Depois ele joga o dado mais uma vez e deve multiplicar o número formado pelo último algarismo sorteado. Eles vão anotando tudo no papel e terão 1 minuto para calcular. Larissa usou uma ampulheta para marcar o tempo de cálculo. Depois é a vez do outro jogador lançar os dados para formar o número e para sortear o algarismo multiplicador. Ganha o jogo quem responde primeiro.

Gustavo criou uma brincadeira bem legal também! Ele fez várias cartelas com fatos da divisão e multiplicação e outras com o resultado. Embaralha-se todas as cartelas e divide-se igualmente entre os jogadores. O jogador da vez escolhe uma cartela com um fato ou com um resultado e mostra ao outro jogador; esse deve encontrar o resultado ou o fato correspondente. Se encontrar marca 1 ponto e permanece com a cartela, se errar o outro jogador é quem marca o ponto e leva a cartela.  







Helena criou o jogo da memória dos fatos! Há cartelas com os fatos e com os resultados. São embaralhadas e viradas para baixo. As regras e a forma de brincar são as mesmas de um jogo da memória tradicional.

29/5/11 - Olá Galera! Curtindo o domingo? Que tal jogar o "Jogo dos fatos" com a família? É muito fácil... Pegue lápis e papel para anotar a pontuação e os fatos escolhidos. Para cada rodada escolha 10 fatos da multiplicação e anote em sua folha. Na 1ª rodada, você pergunta e a família responde; cada fato que a família acertar ela marca 1 ponto. Na 2ª rodada é a vez da família escolher 10 fatos e perguntar; cada resposta sua correta você marca 1 ponto. Na 3ª e 4ª rodadas cada acerto vale 2 pontos. Vocês escolherão novamente 10 fatos diferentes da 1ª e 2ª rodadas. Você falará para a família o produto e ela deverá acertar o fato; na última rodada a família fala o produto e você diz qual fato é. Entendeu? Divirta-se e me conte amanhã como foi a brincadeira! Beijos e mais beijos pra todos!

26/5/11 - Montando e brincando com os sólidos geométricos na aula de Artes com a Profª Stella!





















16/5/11- Hoje trabalhamos no livro de matemática da página 137 a 142 e corrigimos o para casa da página 131 a 136. Amanhã teremos o ditado avaliativo dos fatos da multiplicação. Estudem!

8/5/11 - Decorem os fatos da multiplicação e divisão galera! Peçam ajuda à família; brinquem juntos de campeonato dos fatos, de mutliplicarem os números das placas dos carros... façam cálculos de cabeça quando estiverem no supermercado, ou no açougue, sacolão... matemática é divertido!   

28/4/11 - Turmaaaaa! Estudem os fatos um pouquinho todo dia! E não deixem de fazer os exercícios de casa, ok? Na escola você entende e em casa você aprende!

3ª feira, 3/4/11, teremos avaliação! Treinem mais os fatos da multiplicação e divisão, arredondamento, adição por composição e os nomes dos termos dos algoritmos da multiplicação e da divisão.